Lula e Putin concordam em usar ONU e Brics para defender Venezuela

Lula e Putin concordam em usar ONU e Brics para defender Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, e ambos concordaram na análise sobre a situação na Venezuela. Os líderes trocaram opiniões sobre a atualidade internacional, com especial atenção à situação na Venezuela.

Lula e Putin concordaram sobre a necessidade de se garantir a soberania estatal e os interesses nacionais da República Bolivariana. Eles manifestaram preocupação com o uso da força e a violação do direito internacional na região, após a captura do ditador Nicolás Maduro por forças dos EUA.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Além disso, ressaltaram a importância de continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões do mundo. A iniciativa da ligação partiu do lado brasileiro.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, já havia saudado a política da ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na defesa da soberania do país diante da operação ilegal de Washington. Lavrov afirmou que observam com grande interesse, preocupação e simpatia como as autoridades venezuelanas defendem seus direitos e sua independência, ao mesmo tempo em que demonstram flexibilidade e expressam sua vontade de dialogar com os EUA.