A pesquisa Genial/Quaest aponta que 43% dos brasileiros avaliam que a economia piorou nos últimos 12 meses, aumento em relação aos 38% anteriores. Enquanto isso, 29% consideram que a situação econômica ficou do mesmo jeito e 24% acreditam que melhorou.
A percepção de que a economia piorou aumentou. Quanto à expectativa para os próximos 12 meses, 48% dos entrevistados acreditam que o país vai melhorar, alta de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O pessimismo econômico apresentou recuo, com 28% acreditando que a situação no Brasil vai piorar. A pesquisa também indica uma melhora na percepção sobre o poder de compra, com o percentual de pessoas que acreditam que a capacidade de consumo dos brasileiros piorou no último ano caindo de 69% para 61%.
Houve leve aumento entre os que percebem alta nos preços dos alimentos, com 58% dos entrevistados afirmando que a conta no mercado ficou mais cara no último mês. A pesquisa Genial Quaest ouviu 2.004 entrevistados entre os dias 8 e 11 de janeiro, com margem de erro estimada de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.