Israel rompe relações com sete agências ligadas à ONU

Israel rompe relações com sete agências ligadas à ONU

O governo de Israel oficializou que o país rompeu imediatamente todo contato com sete agências e entidades vinculadas às Nações Unidas. A decisão foi anunciada pelo chanceler Gideon Sa’ar após avaliação do cenário internacional e de medidas adotadas recentemente pelo governo dos Estados Unidos em relação a organismos multilaterais.

A ruptura atinge, entre outras, a ONU Mulheres e a Aliança de Civilizações. O comunicado afirma que Israel cortará imediatamente todo contato com as entidades listadas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Israel também deixará de manter relações com o Escritório do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados. A Chancelaria classificou a medida como uma resposta à inclusão de Israel, em 2024, na lista de países que cometem violações muito graves dos direitos das crianças em conflitos armados.

O governo israelense argumenta que Israel é o único país democrático que aparece na lista, ao lado do Estado Islâmico e do Boko Haram. Em relação à ONU Mulheres, Israel afirma que a organização ignorou denúncias de violência sexual ocorridas durante os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023.