Trump Considera Ações Militares Contra o Irã

Trump Considera Ações Militares Contra o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando novas ações militares contra o Irã. O país persa enfrenta protestos violentos que resultaram em dezenas de mortes.

O presidente do parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, elevou o clima de tensão ao afirmar que, se os Estados Unidos atacarem, o Irã considerará Israel e todas as bases, navios e centros militares norte-americanos na região como alvos legítimos. Trump discutiu diferentes estratégias, incluindo bombardeios, mas ainda não tomou uma decisão final.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

As discussões sobre possíveis ações devem continuar nesta semana. Entre as estratégias estudadas estão medidas letais e também ações não letais, como ataques cibernéticos destinados a impedir que o governo iraniano restrinja o acesso à internet dos manifestantes.

Desde 28 de dezembro, a organização Iran Human Rights contabiliza pelo menos 192 mortos nos protestos, mas o grupo iraniano de direitos humanos HRANA teria atualizado o número de mortos para 466. Se confirmados, novos bombardeios se somariam à “Operação Martelo da Meia-Noite”, lançada pelos EUA em junho de 2025 contra três instalações nucleares iranianas.