Inflação dentro da meta estimula crescimento dos pequenos negócios

Inflação dentro da meta estimula crescimento dos pequenos negócios

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em 4,26% no acumulado de 2025, o menor acumulado para o ano desde 2018. Com isso, a inflação se manteve dentro do intervalo estipulado pelo Banco Central, com teto de 4,5%.

Em dezembro de 2025, o IPCA foi de 0,33%, o menor resultado para o mês desde 2018. O presidente do Sebrae, Décio Lima, avalia que os números demonstram o acerto da política econômica conduzida pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, baseada na distribuição de renda.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Com inflação mais baixa, crescem a confiança, o consumo e o investimento – especialmente no maior motor da economia brasileira: os pequenos negócios. O resultado de 2025 foi influenciado pelos preços de habitação, com alta de 6,79%; educação, com variação de 6,22%; despesas pessoais, com alta de 5,87%; e saúde e cuidados pessoais, com aumento de 5,59%.

Esses setores responderam por cerca de 64% da inflação acumulada no ano. Além disso, de janeiro a novembro de 2025, mais de 1,3 milhão de pessoas foram contratadas com carteira assinada pelas micro e pequenas empresas brasileiras,