O governo dos EUA enviou uma delegação de diplomatas à Venezuela para explorar a possibilidade de reabrir a embaixada americana no país. Um funcionário do Departamento de Estado americano informou que o pessoal diplomático e de segurança do Escritório dos EUA na Venezuela viajou a Caracas para realizar uma avaliação inicial com vistas a uma possível retomada gradual das operações.
O presidente dos EUA, Donald Trump, já havia informado que Washington está considerando reabrir a embaixada americana no país caribenho após a captura do ditador Nicolás Maduro em 3 de janeiro. A embaixada foi fechada em 2019, depois que Maduro declarou o rompimento das relações bilaterais com os EUA.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Desde então, Washington tem lidado com assuntos relacionados ao país sul-americano por meio do Escritório de Assuntos da Venezuela, localizado na embaixada em Bogotá. Após a prisão de Maduro, Trump optou por um governo interino liderado pela representante do chavismo Delcy Rodríguez para governar a Venezuela sob a administração de Washington.
O presidente Trump também anunciou que a líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, estará em Washington D.C. na próxima semana para discutir o futuro da Venezuela.