Um estudo inovador liderado por pesquisadores do UK Dementia Research Institute no Imperial College London e da Universidade de Surrey, na Inglaterra, descobriu o momento exato em que o cérebro transita da vigília para o sono. o cérebro não vai adormecendo aos poucos, há um momento crítico específico onde essa transição ocorre.
O professor da Universidade de São Paulo (USP), Geraldo Lorenzi, explica que as ondas cerebrais são rápidas quando uma pessoa está acordada, pois os neurônios estão ativos, e que dormir é basicamente lentificar essas ondas cerebrais. O novo estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, identificou que o momento de transição da vigília para o sono ocorre de forma abrupta e pode ser identificado e antecipado matematicamente, ocorrendo 4,5 minutos antes de dormir.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Os pesquisadores analisaram EEGs de mais de mil pessoas e extraíram 47 medidas diferentes, criando um mapa matemático que permite localizar onde o cérebro está no caminho entre acordado e dormindo. A descoberta matemática valida uma experiência comum, em que a pessoa fica meio acordada, meio dormindo, e de repente pega no sono.
O líder do estudo, Nir Grossman, resume a descoberta, afirmando que adormecer é um processo de bifurcação, não gradual, com um ponto de inflexão claro que pode ser previsto em tempo real. A previsão do momento exato do ponto de inflexão ocorreu com uma margem de erro de apenas 49 segundos.