Kast enfrentará desafios na Presidência do Chile

Kast enfrentará desafios na Presidência do Chile

O Chile elegeu José Antonio Kast como presidente, marcando uma grande mudança na política do país. Kast havia perdido a disputa presidencial em 2021, mas agora suas propostas encontraram ressonância entre os eleitores, que estão preocupados com a criminalidade e a imigração.

Ele prometeu fechar as fronteiras para imigrantes irregulares, combater o crime organizado e acabar com as longas filas de espera nos hospitais. Um dos principais desafios que Kast enfrentará será governar com um Congresso dividido, onde nenhuma força política terá maioria absoluta na Câmara ou no Senado.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Isso forçará negociações parlamentares. Kast recebeu apoio de outros candidatos que perderam no primeiro turno, o que pode ser favorável em negociações.

No Senado, a aliança de esquerda conquistou 20 cadeiras, enquanto a aliança de direita conquistou 25 vagas, apenas metade do Senado. Na Câmara dos Deputados, a situação é semelhante, com a esquerda conquistando 61 vagas e a direita conquistando 76 assentos, precisando apenas de mais dois para obter a maioria absoluta.